segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Curso de Engenharia de Automação Max Planck integra mundial de robótica


Alunos e professores do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Max Planck participaram, no mês de julho, de um dos maiores eventos de robótica da América Latina - e maior do mundo de combate de robôs -, o Winter Challenge, que aconteceu no campus de São Caetano do Sul (SP) do Instituto Mauá de Tecnologia. 

A equipe da Max Planck participou do evento, que chega a sua 10ª edição, competindo nas categorias Sumô de robôs radiocontrolados e Hockey, sendo que na primeira conquistou a 14ª posição, ficando à frente de 18 equipes, e na segunda, que contou com a participação de 10 equipes, ocupou o 7º lugar.

Na categoria Sumô, em que todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena, os alunos do 1º semestre do curso é que foram os responsáveis por desenvolver o projeto do robô, vinculados às disciplinas Algoritmos e Fundamentos de Engenharia. Já no caso dos três robôs que disputaram a competição na categoria Hockey, que garantia vitória a equipe que conseguisse fazer mais gols durante o tempo estabelecido, foram projetados pelos alunos do 5º semestre e envolveram diversas disciplinas, entre elas Elementos de máquinas, Processos de fabricação, Desenho assistido por computador, Programação e Eletrônica. 

De acordo com os professores que coordenaram e participaram ativamente do projeto, Paulo Gonçalves e Claudecir Gomes de Lima, além de competir, a participação em eventos como este é de grande importância para a formação dos alunos. "Além de vivenciar as dificuldades do projeto na prática, esta é uma excelente oportunidade para se trabalhar em equipe", salienta o professor Paulo Gonçalves.

O Winter Challenge integra o calendário de competições de robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções em robótica, e contou, nesta edição, além das faculdades brasileiras, com a participação de equipes mexicanas e de uma equipe norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...