quarta-feira, 21 de março de 2012

Daisho explica como comer com o hashi

O hashi, chamados ainda popularmente de pauzinhos ou palitinhos, são as varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia. Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico.

O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi. Estes são uma versão dos hashi especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega.

A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi ("hashi feitos de metal").

Como usar

1. Ponha um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.

2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.

3. Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.

4. Com prática suficiente, os dois hashis funcionam como uma pinça.
Informações do www.daishorestaurante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...