sexta-feira, 21 de maio de 2010

Programação Virada Cultural 2010 em Indaiatuba


Os ingressos para as apresentações no CIAEI - Sala Acrísio de Camargo serão distribuídos da seguinte maneira: Uma cota de 20% será distribuída no dia 22 (sábado), a partir das 9h, na bilheteria, onde cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos por espetáculo. O restante das entradas será distribuído 1 hora antes do horário de cada espetáculo.


Local: Concha Acústica do Parque Ecológico

Dia 22 de maio

18h30 – DJ Sayer (música)
Natural de Marília, Sayer é um DJ extremamente experiente. Influenciado no início do seu do trabalho pela acid house, leva à pista uma verdadeira viagem musical, passeando dentro das tendências da house music e flertando sempre com o techno e o tech house. O resultado é um set totalmente energético e dançante, com destaque para sua técnica apurada nas mixagens.

19h – Tinho (intervenção de grafiti)
Walter Tada Nomura ou simplesmente Tinho, 34 anos, cresceu na periferia onde conheceu o skate e o movimento punk. Andava de skate e pichava paredes até se iniciar no graffiti, movimento que ele ajudou a desenvolver no Brasil, Argentina e Chile, sendo parte da primeira geração de grafiteiros nesses três países. Neste ano, Tinho faz parte de uma exposicão coletiva em Londres, na Embaixada Brasileira e no solo na galeria “O Contemporary”, em Londres.

19h30 – Macaco Bong (música)
O trio de Cuiabá faz um rock moderno e contagiante, que veio para agradar em cheio a quem esperava por novidades na música brasileira. As canções são instrumentais e, mesmo sem letra, Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo conseguem passar seu recado ao público, que se entrega ao ritmo acelerado e envolvente.

20h30, 22h e 23h30 – Arrastão Musical – Batuntã (música)
Espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. O grupo apresenta ritmos como maracatu, samba-reggae, baião e funk, convidando o público a acompanhá-lo no percurso. Toda essa festa é comandada pela figura do mestre do apito.

21h – Reverendo Karabina (música)
A banda aposta em um rock moderno, radical e pesado, com versões turbinadas de clássicos nacionais e composições próprias. O grupo, formado por Campa (vocal), Mauro Tzero (bateria), Pé (guitarra), Thiago (baixo), Clayton Santiago (guitarra) e Nic Boombox (DJ), foi o grande vencedor do Festival de Rock de Indaiatuba no ano de 2009.

22h30 – Vênus Volts (música)
Banda indie da cidade de Campinas, criada em 2002, tem inspiração em influências do rock inglês dos anos 80 ao final da era grunge. As letras, sempre em inglês, misturam vocais femininos e masculinos apoiados por uma base experimental compacta. Os integrantes Pellê, Du, Dinho e Trinity fazem um som cheio de energia, com traços alternativos de punk e distorções e ainda arrumam espaço para outras referências fora do universo rock.

24h - Pitty (música)
A roqueira apresenta o show de seu novo trabalho, “Chiaroscuro”, um dos lançamentos mais aguardados de 2009. Ainda que o rock seja predominante, há diversas influências como soul, tango, bolero e até música erudita. Além do vocal forte e preciso que já conhecemos, Pitty prova seu amadurecimento também como compositora, com letras sobre fatos do cotidiano e sentimentos íntimos das pessoas vistos por outros ângulos. No repertório, haverá novidades como “Desconcertando Amélia” e “Fracasso”, além do sucesso “Me Adora".

1h30 – DJ Sayer (música)

Dia 23 de maio

14h – Choro das 3 (música)
O grupo é composto pelas irmãs Corina (flauta), Lia (violão) e Elisa (bandolim) e pelo pai, Eduardo (pandeiro). A família se dedica a resgatar e divulgar o choro, autêntico gênero musical brasileiro. O primeiro CD, “Meu Brasil Brasileiro” consagrou o trabalho que garantiu ao Choro das 3 o prêmio de Melhor Grupo de Música Popular de 2008 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)

15h e 16h30 – Risoterapeutas com Fuscalhaço (intervenção/ circo)
Dr. Chu Estrovenga e Dr. Delfino Petrúcio circularão pelas ruas da cidade na Virada Cultural Paulista "curando" quem precise: pessoas de todas as idades; semáforos; cães com e sem coleira; guias rebaixadas de calçada entre outros. Os doutores estarão a bordo do Fuscalhaço, um consultório ambulante, brilhante e musical, que funciona
à base de gasolina e empurrão. Assim, só rindo mesmo!

15h30 – Brasov (música)
Inovadora, a banda desafia o repertório do público, misturando ritmos já familiares aos brasileiros, como rock, samba e jazz a sonoridades do leste europeu, com ênfase na música cigana. O show é uma animada viagem no tempo e no espaço, que traz, além das criativas canções de autoria própria, versões de sucessos de Fábio Júnior e Roberto Carlos.

17h – Bebel Gilberto (música)
A cantora faz uma bossa bem brasileira, cantada em voz doce, mas povoada de referências eletrônicas modernas. A fórmula a tornou referência no Brasil e no exterior, onde tem músicas incluídas em trilhas sonoras de filmes e séries de TV. Com o álbum “All in One”, Bebel reafirma a identidade abrangente de seu trabalho, que, além de canções inéditas, traz novas versões para sucessos como “Chica Chica Boom Chic”, de Carmen Miranda, e “Bim Bom”, composta e gravada por seu pai, o mestre João Gilberto.
Local: Sala Acrísio de Camargo – no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba.

Dia 22 de maio

Local: CIAEI - Sala Acrísio de Camargo

18h – Jazz Sinfônica (música)
Orquestra singular por sua formação sinfônica acrescida de uma big-band, a Jazz Sinfônica explora domínios musicais pouco conhecidos. É incomparável no dinamismo das composições, adaptações e arranjos especialmente criados, que constituem a preciosidade de seu acervo de partituras.

20h, 22h e 24h – Namacaka (intervenção/ circo)
E nóis da xita: Espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor; descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações, mostra em 45 minutos o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação.

20h30 - O Homem Inesperado (teatro)
Uma comédia romântica que trata do amor, amizade, trabalho, desejos e encontros. Esses são os temas abordados pela autora francesa Yasmina Reza na peça O Homem Inesperado. Nicette (Marta) é fã incondicional dos livros de Paulo (Paul Brodsky). Uma viagem inesquecível com um desfecho inesperado!

23h – Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres (música)
Aproveitando a formação erudita e jazzística dos músicos Nelson Ayres e Teco Cardoso e a curiosidade do trio pela música brasileira em geral, o repertório reúne obras de Villa-Lobos, valsas do começo do século passado (repertório de Orlando Silva), sambas escondidos e músicas líricas de Tom Jobim. Fala muito do Brasil, de maneira elegante, mas também divertida.

Dia 23 de maio

0h30 – Zoombeatle (música)
Formada em 1999, a fantástica Zoombeatles, em sua melhor forma, traz este maravilhoso espetáculo que tem levado platéias do Brasil a momentos de grande emoção como em um autêntico show dos Beatles. Anderson Ambrifi (John Lennon), Reinaldo Almeida (Paul McCartney), Rony Almeida (George Harrison), Thiago Colli (Ringo Starr) e Helton Oliveira (George Martin, Billy Preston e demais arranjos adicionais) impressionam também pela idade, entre 23 e 29, tal qual os Beatles em toda sua existência, estão no auge de suas capacidades vocais e como instrumentistas, proporcionando um show muito jovem e cheio de energia.

2h – Berlan e Banda Larga (música)
Os músicos fazem uma apoteótica performance, que faz o público se divertir ao lema de “pense e dance”. Com atitude irreverente, subvertem vários estilos musicais por meio do humor e das letras inusitadas. Valendo-se de uma voz potente e presença marcante, Berlan improvisa e seduz. Completam a banda o guitarrista Mica Farina, o baixista San Paixão e o baterista Caio Colorado.

3h30 – Stand up – Fábio Porchat
Uma das grandes revelações do humor brasileiro, o ator Fábio Porchat, paulista radicado no Rio de Janeiro, é integrante do grupo carioca Comédia em Pé. Atualmente, é contratado pela Rede Globo como ator e roteirista do programa Zorra Total. Escreveu e interpretou as peças “Infraturas” e “Dose Dupla” e dirigiu o clássico “Piquenique no Front”, de Fernando Arrabal. Classificação: a partir de 14 anos.

10h30 – Zé preguiça – Namacaka (teatro infantil)
Com palhaçadas, malabarismos e contação de história, o Grupo Namakaca narra as peripécias de Zé Preguiça - um camponês indolente que, ao ser forçado a trabalhar, se envolve em uma série de trapalhadas e situações inusitadas. A peça é uma adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura do preguiçoso presente em diversas culturas. A trilha musical e os efeitos sonoros feitos ao vivo pontuam os momentos cômicos do espetáculo.

11h30 - Risoterapeutas com Fuscalhaço (intervenção/ circo)
Dr. Chu Estrovenga e Dr. Delfino Petrúcio circularão pelas ruas da cidade na Virada Cultural Paulista "curando" quem precise: pessoas de todas as idades; semáforos; cães com e sem coleira; guias rebaixadas de calçada e/ou outros. Os doutores estarão a bordo do Fuscalhaço, um consultório ambulante, brilhante e musical, que funciona
à base de gasolina e empurrão. Assim, só rindo mesmo!

13h30 – Ao vivo – Focus Cia. de Dança ( dança moderna com música ao vivo)
O espetáculo é a coletânea de três peças distintas: “Um a Um”, “Interpret.” e “Strong Strings”, que foram criadas especialmente para o Rio International Cello Encounter. Bailarinos e músicos dividem o palco, proporcionando ao espectador uma experiência viva através da música e da dança.

15h – Sombras da noite – Ivo 60 (teatro)
No espetáculo, o grupo faz uma reflexão sobre a busca humana por um caminho de dignidade em meio ao caos social. A peça itinerante partiu de estudos sobre as linguagens do bufão e do palhaço, foco do trabalho da diretora Silvia Leblon. “Sombras da Luz” foi criada a partir de uma pesquisa sobre a feiúra e a sombra, além de contar com depoimentos de frequentadores do Parque da Luz, que assistiram e participaram do resultado deste trabalho.

16h30 – Carmen, de Bizet – direção cênica de Cléber Papa (pocket ópera)
Esta é uma boa oportunidade para conhecer a história e ouvir as mais conhecidas árias e duetos do repertório mundial de ópera reunidos no clássico Carmen – baseado na ópera homônima de Georges Bizet. Dirigida por Cléber Papa, a trama se desenvolve com ares de grande drama, de intensas cores românticas e tudo isto aliando as magníficas peças da ópera, o conteúdo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa que torna este espetáculo uma obra original.

Local: Parque Corolla

Dia 22 de maio

19h – Dom Quixote, Cavalaria Caminhante (teatro)
O espetáculo promove a interação entre o público e os personagens Dom Quixote e Sancho Pança, destacando temas pelos quais a obra de Cervantes foi eternizada: o sonho, a coragem, a perseverança e a amizade. A performance faz referência, ainda, ao gari e ao morador de rua; figuras às quais normalmente damos pouca atenção e que aqui encarnam os ideais de cavalaria, romance e aventura de uma das duplas mais conhecidas da história da literatura mundial.

21h30 – Decreto Verbal (música)
O grupo mostra que o rap não é um gênero exclusivo das grandes metrópoles. Naturais de Indaiatuba, os músicos estão na estrada há mais de 15 anos, difundindo o estilo musical pelo interior do Estado.

14h30 – Nem dia nem noite – Grupo caixa de Imagens (teatro)
Três minutos podem durar uma eternidade. E uma caixa pode ter a dimensão de um oceano. O espetáculo "Nem Dia Nem Noite" apresenta, no seu pequeno palco, o transbordar do mar que traz a possibilidade de sonhar e de sentir a dor, a beleza, a contradição da experiência de navegar pelos oceanos da vida. Duração: três minutos (um espectador por vez).

Local: Igreja Santa Rita de Cássia

Dia 23 de maio

10h30 – Coro Jovem de São José dos Campos (música)
Criado em 2005 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos tem a proposta de educar, formar e preparar futuros cantores profissionais. O projeto oferece cerca de 150 vagas para jovens com idades entre 16 e 30 anos, sendo até 26 anos para o núcleo iniciante e 30 anos para núcleo avançado.

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Dia 22 de maio

20h – Abertura da exposição “A História da história em quadrinhos"

21h – Curtas (curta metragem)
“Viva Volta”
Direção: Heloisa Passos
Documentário: 15 minutos
Sobre o trombonista brasileiro Raul de Souza, que desde 1996 vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu país. Com som de seu trombone ao fundo, o filme leva o personagem de volta a Bangu (RJ) e reconstrói sua trajetória.
“A Última do Amigo da Onça”
Direção: Terencio Porto
Ficção: 18 minutos
Encontro do cartunista Péricles de Andrade Maranhão com sua criatura, o Amigo da Onça, no último dia de 1961.
(Melhor Ator para Fábio Lago – Guarnicê de Cinema)
(Melhor Trilha Sonora Original – Curta Canoa, Ceará)
“A Resistência do Vinil”
Direção: Eduardo Castro
Documentário: 20 minutos
Uma revisita aos sebos, colecionadores e amantes de vinil tentando trazer a tona está paixão obsessiva pelo disco, depois de mais de 10 anos de substituição do mesmo pelo CD e agora DVD e MP3.

Local: Praça Dom Pedro II – Encontro das Bandas de Rock

Dia 22 de maio

18h – Banda Adrede (rock) e Banda Prototype-X
Na ativa desde 2005, o “Adrede” completa quatro anos de estrada, e tem acumulado muito respeito entre nomes consagrados no meio musical como: Igor Cavalera (Sepultura, Cavalera Conspiracy), Andreas Kisser (Sepultura) e Caio Ribeiro (Produtor musical e engenheiro de som Ira, Charlie Brown Jr.). O ano de 2008 marca o ano em que o primeiro álbum da banda, “Em Nome da Sujeira” foi lançado. Logo após o lançamento a banda abriu um show gratuito do Ratos de Porão com um público estimado em duas mil pessoas. O disco tem músicas que refletem toda a trajetória desta banda única dentro de um estilo musical ainda novo no Brasil. Títulos como “Impunidade”, “Mídia Urbana” e “O Troco”, não vão decepcionar os fãs.
A banda Prototype-X foi formada em 2006, quando ainda chamava-se Razzard. Ao longo da sua existência passou por algumas alterações de integrantes, tais como participações em festivais de música, e shows por todo o Estado de São Paulo. Atualmente a banda está gravando o seu primeiro EP contando com composições de autoria próprias que seguem a linha Metal/ Hardcore. Hoje a banda é formada por Anderson (baixo), Marcelo (vocal), Turco (bateria), Adolfo (guitarra) e tem como influências bandas como: Sepultura, Hatebreed e Lamb of God.



Endereços

Sala Acrísio de Camargo (Centro de Apoio à Educação de Indaiatuba): avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina.

Parque Ecológico: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. 

Centro Cultural Wanderley Peres: Praça Dom Pedro II, Centro.

Parque Corolla: Rua Seraphin Gilberto Candello, s/n, Jardim Morada do Sol.

Igreja Santa Rita de Cássia: Avenida Major Alfredo Camargo Fonseca, 399, Cidade Nova I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...