sexta-feira, 25 de junho de 2010

Até outubro de 2010 existirão mais celulares que habitantes no Brasil

Dados da Anatel indicam que, conforme a projeção de crescimento do número de adições líquidas (celulares incluídos na base de assinantes), até outubro deste ano - existirão mais celulares que habitantes no Brasil. Para se ter uma idéia, as adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses somam 26,2 milhões de celulares. Outro indicativo de crescimento do sistema de telefonia móvel são os acessos à internet 3G (banda larga móvel), que já supera o sistema fixo, em números de acessos de internet através de dispositivos sem fio. Pela primeira vez na história, ao final do 1º trimestre, o total de acessos à web por banda larga móvel somou 11,9 milhões ante 11,8 milhões de acessos fixos, conforme estudo da consultoria Teleco.

"As operadoras tem investido muito ultimamente na qualidade e na cobertura 3G, embora a velocidade atual seja relativamente boa. Isso significa que o sistema funciona, ganha adeptos e tende a crescer cada vez mais.", comenta Josomar Busanelli, proprietário da nova loja exclusiva Vivo de Indaiatuba e da CompanySat.

Josomar comenta ainda que, Indaiatuba, assim como outras cidades da região, a partir de Julho 2010 elas serão a segunda “portadora” do Brasil de banda larga 3G na faixa de 850Mhz da Vivo. Isso significa que as interferências e deficiências da cobertura cairão significativamente devido a freqüência ser mais baixa e ter menos perda, o que não ocorre na faixa de operação 3G atual, que opera em 2.1Ghz. Existem ainda algumas reclamações referente a cobertura em bairros da área perimetral, localidades que se encontram no limite do sinal. Situação que não acontecerá mais com a nova cobertura, pois onde houver cobertura 2G GSM de Voz também teoricamente haverá cobertura 3G de dados, aumentando consideravelmente a área de cobertura. Outro fato que complementa toda a evolução desses números sobre aparelhos móveis é a relação de compra entre computadores de mesa (desktops) e móveis (notebooks), assim como os smartfones que já superam 60% da preferência dos consumidores. Hoje são mais de 492 milhões de celulares 3G no mundo. Para efeito comparativo, a telefonia fixa levou um século para atingir tal marca, o sistema GSM uma década e o 3G/UMTS apenas 8 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...