quarta-feira, 18 de junho de 2008

Moradores de Rio Claro e Campinas poderão fazer teste gratuito de detecção de hepatite

A população das cidades de Rio Claro e Campinas poderá fazer testes gratuitos para detecção de hepatite, e obter orientações sobre a doença, considerada a 10ª causa de morte no Brasil. Em Rio Claro, a ação será realizada em uma boate no dia 19 de junho, quinta-feira, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município e com o Serviço de Moléstias Infecto-Contagiosas. O público alvo serão as mulheres e pessoas consideradas do grupo de risco. Já em Campinas, a campanha ocorrerá na quadra de esportes da Praça da Vila Esperança no sábado, 21. A expectativa dos organizadores é realizar 100 testes em Rio Claro e 500 em Campinas.

Os testes serão feitos por voluntários da Organização Não-Governamental (ONG) Saúde em Vida - Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo. As ações nas duas cidades fazem parte de uma programação elaborada pela entidade para ampliar sua atuação no Interior do Estado de São Paulo e abranger um maior número de pessoas.

Sobre a hepatite
A hepatite é uma doença considerada silenciosa, e muitos portadores dos vírus só descobrem que estão doentes após 20 anos de infecção, dificultado o tratamento e, muitas vezes, levando ao óbito. A doença pode ser aguda ou crônica e tem diferentes origens: virais, auto-imunes (quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos atacando-os para destruí-los) ou, ainda, serem causados pela reação ao álcool, drogas e medicamentos. A doença causa inflamação no fígado.

ONG "Saúde em vida" - Associação de Assistência a Portadores de Hepatites e Transplantados Hepáticos do Estado de São Paulo
Unidade Campinas
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 827 - sala 2 - 2º andar - Centro
CEP: 13013-091. Campinas (SP. Informações: telefone (19) 3387-0603
christian@saudeemvida.org.br. http://www.saudeemvida.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...